3.75 - Mobilidade Turística no Ambiente Urbano

Project Description

O turismo no ambiente urbano, que é um dos mais importantes segmentos da atividade turística e dos que possui maior taxa de crescimento na atualidade, assim como a mobilidade turística no ambiente urbano, são temas ainda pouco estudados. No entanto, alguns trabalhos já comprovaram que boas soluções de transportes podem ser responsáveis pelo aumento da atratividade das cidades, a ponto de alguns autores defenderem o desenvolvimento de uma área de investigação especificamente dedicada à mobilidade turística. Este projeto visa o estudo dos roteiros turísticos, mais especificamente os “city tours hop on hop off”, que não são e não podem ser entendidos somente como uma sequência de atrativos a serem visitados, pois representam também uma importante ferramenta para a leitura da realidade existente e da situação sociocultural vigente na cidade. Este tipo de roteiro dá ao turista a liberdade de escolha dos locais a serem visitados, bem como liberdade para decidir o tempo de visitação aos atrativos. Procura-se neste projeto perceber e analisar as inter-relações e interdependências existentes entre os “city tours hop on hop off”, as características psicossociais dos turistas e as características do ambiente urbano e de sua hospitalidade. Será realizada uma análise comparativa das soluções adotadas em várias cidades da União Europeia, nomeadamente portugueses, e das políticas municipais seguidas em Portugal relativamente a este tipo de roteiros. Esta análise servirá de base para a elaboração de propostas de melhoramento do “city tour hop on hop off” existente na cidade de Coimbra.

Research Team

CITTA

• Adriana Tavares
  • João Bigotte (supervisor)