3.70 - Análise Estratégica da Expansão de Infra-estruturas Urbanísticas

Project Description

Quando uma cidade já não consegue conter o crescimento populacional no espaço que ocupa torna-se necessário prever novas áreas de expansão. Para que a escolha destas áreas seja feita de forma a ter em conta os requisitos indispensáveis para se obterem os melhores traçados das respetivas infraestruturas urbanísticas em termos físicos e económicos constrói-se um modelo de apoio à decisão. Este modelo contempla de forma integrada os dados necessários àqueles mesmos traçados, deixando como variáveis as novas áreas de ocupação. As infraestruturas em análise no presente trabalho são a rede de abastecimento de água, a rede de drenagem de águas residuais e a rede de transportes.

O problema traduzido por aquele modelo de apoio à decisão é multiobjetivo, complexo e de grandes dimensões. Para a sua resolução é necessário recorrer a um método heurístico. No presente trabalho o método utilizado é o Recozimento Simulado articulado, pela existência de objetivos múltiplos, com um método de aproximação da Fronteira de Pareto. Analisar a dinâmica do problema compreendendo as soluções provenientes da sua resolução, é o grande desafio desta tese no sentido de permitir a produção de informação que dê a possibilidade aos responsáveis pelas tomadas de decisão de realizarem ações mais fundamentadas e ponderadas no planeamento e dimensionamento setorial de cada infraestrutura. Desta forma, a escolha das áreas mais favoráveis para a expansão da cidade não tem em conta apenas as características físicas do terreno, mas também o comportamento integrado, ainda que por vezes conflituoso, das três infraestruturas em análise.

Research Team

Instituto Politécnico de Coimbra

• Teresa Fragoso

CITTA