3ª Reunião do Grupo de Acessibilidade e Mobilidade

Iniciativa teve como objetivo reunir investigadores e estudantes que atuam no campo da acessibilidade e mobilidade para promover a discussão de diversas temáticas e criar sinergias para colaborações futuras. Decorreu a 5 de novembro de 2018 no CITTA.

Acessibilidade e Mobilidade_1.png

A reunião, coordenada por Cecília Silva, contou com a participação de 12 membros do grupo de investigação, incluindo investigadores sénior e júnior em vários estágios do seu desenvolvimento académico, estudantes de mestrado, doutoramento, bem como investigadores de projetos de investigação. O encontro envolveu um “Research Speed Dating” no qual os participantes foram agrupados sucessivamente em pares e conversavam em 2 minutos sobre os seus interesses de investigação e as possibilidades de desenvolvimento de trabalhos conjuntos (Imagem 2).

No final desse encontro, os participantes avaliaram, através de um formulário online acedido por telemóvel, a afinidade de investigação com o colega, o interesse em desenvolver investigação conjunta e a respetiva área temática. A análise imediata dos dados do formulário permitiu visualizar um mapa da rede de relações dentro do grupo (Imagem 3) e agrupar os investigadores por áreas temáticas, a partir das quais se discutiram possibilidades de colaboração e novos campos de investigação conjunta. Esta atividade de ‘networking’ permitiu explorar dinamicamente as valências do grupo e definir pontos de interesse comuns, lançando as bases para a construção de investigação conjunta que possa levar a publicações ou novos projetos de investigação.

Acessibilidade e Mobilidade_2.png
Acessibilidade e Mobilidade_3.png

EN:

The initiative aimed at bringing together researchers and students working in the field of accessibility and mobility to promote the discussion of various themes and create synergies for future collaborations. It took place at CITTA, on November 5th 2018.

The meeting, coordinated by Cecília Silva, gathered 12 members of the research group, including senior and junior researchers at various stages of their academic development, master and PhD students, as well as researchers from different research projects. The meeting integrated a “Research Speed Dating” in which the participants were successively grouped in pairs and talked for 2 minutes about their research interests and the possibility of developing joint projects (Figure 2). At the end of each “date”, the participants evaluated, through an online form accessed by mobile phone, the research affinity with the colleague, the interest on developing joint research and respective theme. The immediate analysis of the form data allowed visualizing a map of the network of research relationships inside the group (Figure 3) and grouping the researchers by themes, based on which they discussed new collaboration possibilities and joint research projects. This networking activity allowed to explore dynamically the group’s skills and to define fields of common interest, paving the way for building joint research that may lead to publishing and new research projects.

News published in 05 Nov, 2018