Concurso Internacional "The power of design: re-establishing conviviality beyond covid-19"

O propósito do concurso consiste em promover o design criativo de ideias capazes de reestabelecer a convivialidade presencial segura apesar da ameaça à saúde pública imposta pela pandemia covid-19.

Promovido pelo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, pela Casa Comum, pela FEUP e pelo CITTA - Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, esta iniciativa resulta de uma proposta feita pelo Investigador do CITTA, António Ferreira, com o apoio da Dra. Kim Carlotta von Schönfeld (Investigadora Doutoral da Universidade de Wageningen, Holanda) e da Dra. Isabella Rossen (Socióloga e Relações Públicas da OMA Roterdão, Holanda).

"O projeto surge da necessidade de retomar uma necessidade básica que a pandemia nos retirou: a interação com o outro. Apesar das tecnologias digitais muito terem contribuído para manter a continuidade de serviços e relações interpessoais, não conseguem substituir a riqueza do convívio pessoal e presencial. Procuram-se, por isso, ideias de design impactantes, mas que, em simultâneo, sejam simples e capazes de restabelecer o convívio interpessoal seguro. Que nos permitam voltar à rua e ao local de trabalho. Que nos voltem a sentar à mesa com familiares e amigos.... Também se aceitam propostas que promovam a sustentabilidade ambiental. No fundo, procuram-se ideias úteis, atraentes que não tenham por base tecnologia digital e que, se possível, possam viver para além da Covid – 19."

As candidaturas podem ser apresentadas até 15 de Fevereiro de 2021.

O regulamento do concurso deverá ser consultado em https://mhnc.up.pt/the-power-of-design/.

thepower_div_16x9.jpg

News published in 14 Dec, 2020