Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida

Marisa Silva Graça, investigadora no Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, da FEUP, conquistou a edição deste ano dos prémios da Fundação Eng. António de Almeida, atribuídos recentemente durante a cerimónia do Dia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Dissertação: Performance of Urban Green Areas in Ecosystem Services Proficiency: A case study in Porto, Portugal. Orientador científico: Mário Cunha, Departamento de Geociências, Ambiente, Ordenamento do Território. FCUP

Este ano foram atribuídos, na cerimónia do Dia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), dois prémios da Fundação Engenheiro António de Almeida, este ano em homenagem aos doutorados com uma tese na área científica de: Ciências Físicas, Ciências da Vida, Ciências Agrárias e Arquitetura Paisagista, Matemática, Estatística e Informática.

De entre os premiados destaca-se a Doutora Marisa Silva Graça, investigadora no Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, da FEUP.

A doutorada em Arquitetura Paisagista pela FCUP investigou os ecossistemas urbanos (SEU) fornecidos pelas áreas verdes como a remoção de poluentes atmosféricos, o sequestro de carbono e escoamento de águas pluviais e usou como o caso de estudo a cidade do Porto.

De acordo com a investigadora: "Pretendeu-se saber quais os espaços verdes que geram mais SEU, onde e porquê". Para tal, acrescenta, “foi desenvolvida uma metodologia baseada na aplicação pioneira em Portugal da ferramenta de modelação i-Tree Eco, desenvolvida pelo USDA Forest Service”.

Uma das conclusões a que chegou neste trabalho é que, na cidade do Porto, há uma “desigualdade ambiental”. “Áreas socioeconomicamente mais favorecidas têm melhor acesso a SEU fornecidos pelas árvores urbanas do que as zonas mais carenciadas da cidade”, concluiu.

De acordo com Marisa da Silva Graça, a investigação nesta área é “ainda incipiente e pouco operacionalizada para as necessidades de quem desenha e gere os espaços”.

Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida.jpg

News published in 27 Oct, 2020