Avaliação da procura estrutural das linhas alternativas para expansão da rede do Metro do Porto
Tendo por base a relação entre as variáveis de base territorial e o atual comportamento do sistema do Metro do Porto, o trabalho avalia o desempenho de um conjunto de traçados alternativos, estimando para o efeito a procura potencial de cada um, ou seja, o seu volume expectável de validações médias diárias.
Procura-se numa fase inicial, estudar e modelar a relação entre a procura real verificada na atual rede do Metro do Porto expressa pelo número de validações em cada uma das suas estações, e as características da envolvente imediata de cada estação, especialmente ao nível da população residente, do emprego existente e dos grandes geradores de viagens presentes. Em seguida, admitindo que não parecem existir razões plausíveis para que o atual comportamento e aquela mesma relação não se mantenham no futuro, aplica-se o mesmo modelo à previsão do contributo líquido (o aumento global na procura), gerado por cada uma das linhas alternativas propostas.
Team
- Paulo Pinho (Coordenador)
- Cecília Silva
- Frederico Moura e Sá
- Ana Tavares Amante
- Marcelo Altieri
Financial Support
- Metro do Porto AS
Stage of Progress
- Concluído, Janeiro 2017