Avaliação da procura potencial de eixos para consolidação do sistema de metro ligeiro e desenvolvimento de um sistema de metro bus na Área Metropolitana do Porto
Project description
O ponto de partida, e pressuposto central deste trabalho, advém da forte correlação existente entre as características da área de influência de cada estação de um sistema de Metro e a correspondente procura que as mesmas apresentam. Como se demonstra, o caso do Metro do Porto é a este nível particularmente interessante porque vem, mais do que confirmar, sublinhar e reforçar tal evidência.
Nesse sentido, tendo por base a relação entre as variáveis de base territorial e o atual comportamento do sistema do Metro do Porto, o trabalho visou avaliar o desempenho de um conjunto de traçados alternativos, estimando para o efeito a procura potencial de cada um, ou seja, o seu volume expectável de validações médias diárias.
A metodologia seguida é semelhante à adotada no trabalho anterior (MP3), tendo no entanto sido desta vez possível não apenas modelar a procura direta em cada estação mas também a procura associada aos diversos e complexos movimentos de transbordo. Em ambos os casos os modelos obtidos apresentaram uma elevada aderência à realidade, estatisticamente confirmada.
Team
- Paulo Pinho (Coordenador)
- Cecília Silva
- Frederico Moura e Sá
- Miguel Lopes
- Marcelo Altieri
- Cláudia Monteiro
- Jorge Afonso
- Manuel Guimarães
Financial Support
- Metro do Porto AS
Stage of Progress
Concluído, Dezembro 2020